quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Batalhando pela Fé - Parte II


A fé é uma semente! É Necessário Plantar!


No posto anterior (clique aqui), foi visto que existe uma fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos, e que esta fé é digna de que todo cristão genuíno batalhe por ela. Esta fé tem sido ameaçada por elementos tanto fora da igreja como dentro da igreja. Para que possamos realizar um bom combate é importante conhecer algumas características da fé. A primeira característica a ser a analisada é que a fé é uma semente.

Em Lucas 17:3-6 tem o seguinte relato: “Disse Jesus .... e, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe. Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.

Diante do deve dos discípulos ter que perdoar tantas vezes aqueles a quem os fizeram algum mal, eles pediram a Jesus que lhes aumentasse a fé. Só que Jesus não respondeu, ou melhor, ele não proporcionou o aumento da fé como um milagre. Jesus respondeu fazendo a analogia da fé com a semente de mostarda. Algumas versões trazem a expressão “do tamanho da semente de mostarda”, no entanto, o correto mesmo é como está escrito nesta versão apresentada, “como a semente de mostarda.” Isto porque a palavra “tamanho” dar idéia de proporção, e a palavra “como” dar idéia de semelhança. Se a palavra “tamanho” estivesse correta muitas pessoas poderiam crer que se tivesse uma fé pequena poderia realizar grandes coisas. Mas, sabemos que por mais que a fé inicial seja pequena, se ela for plantada assim “como” a semente de mostarda ela crescerá e se tornará a maior das hortaliças.

Se a fé não fosse mensurada não fazia sentido Jesus dizer: homem de pequena fé (Mt 14:31), não vi em toda Israel tamanha fé (Mt 8:10). Além do mais em Rm 1:17 diz: “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé ...” Quando se tem os termos de fé em fé, de glória em glória, a bíblia relata de um crescimento, um avanço, uma continuidade. E está continuidade só é garantida se haver uma semeadura.


Estudo retirado da ministração Batalhando pela Fé - Parte I do Ap. Mário 16/10/11
Caso queira adquirir essa ministração em audio, entre em contato conosco!


                                                 



Um comentário: